Nossa História

A Mercatore foi fundada em 1980, em um galpão de açúcar de uma Usina, em Pernambuco, nordeste do Brasil. O propósito era absorver a mão-de-obra feminina, que trabalhavam como cortadoras nas plantações de cana. Era um desafio, ensinar essas mulheres acostumadas com o trabalho rústico em bordadeiras e costureiras com sensibilidade e delicadeza para produzir peças tão sofisticadas.

 

Filosofia

A Mercatore acredita que a infância é a base para toda a vida. A essência da marca é vestir crianças como criança, resgatando um pouco da sofisticação e inocência do passado, combinando técnicas tradicionais com modelagens e estampas divertidas.

40 Anos

A Mercatore faz 40 anos e nesse momento tão simbólico de introspecção, onde o mundo inteiro está parado e refletindo sobre consumo, correria e modo de vida, nós estamos olhando para a nossa trajetória com um orgulho danado. Desde a fundação, lá em Catende, onde Graça, nossa mãe, ensinou as cortadoras de cana a fazer um trabalho tão delicado e dar uma alternativa de vida para tantas mulheres, a gente está falando em empoderamento. 

Ter a nossa funcionária número 1, a Clara, ainda ativa e sendo a peça chave do nosso ateliê não é só um fato emblemático, é ter a felicidade e certeza de estar trabalhando em família. Porque nesses anos todos as dificuldades foram muitas. Enchentes, onde funcionários perderam tudo que tinham; crises e perdas familiares; um incêndio que destruiu o prédio da fábrica, mas nada fez a gente desistir da nossa missão de construir uma comunidade forte. Nem mesmo quando as pessoas seduzidas por importações baratas iam para os Estados Unidos para comprar artigos chineses de baixa qualidade e muitas vezes produzidos de forma anti-ética. Foi uma batalha e algumas vezes tivemos que dar um passo para trás. 

Quando a preocupação com o meio ambiente era um assunto distante, permanecemos firmes em entregar um produto com tecidos naturais e peças feitas para serem usadas e cuidadas para atravessarem gerações. O trabalho manual continua sendo nosso DNA, assim como também a polivalência dos nossos funcionários. Os papéis vão se misturando e todo mundo acaba dando palpite e participando de todas as áreas. Uma empresa pequena, que produz, cria e vende. Sem intermediários. É como se a gente pegasse a ‘receita do sucesso’ e fizesse sempre tudo ao contrário, porque no fundo seguimos nossa intuição e vontade de ser feliz. E essa felicidade depende do bem-estar dos nossos funcionários e da satisfação do nosso cliente. E à todos que nos deram suporte ao longo desse caminho, gostaríamos de agradecer por compartilharem dos mesmos valores que nós, porque afinal de contas o consumidor tem poder e uma responsabilidade grande na construção de um mundo melhor. 

Que essa quarentena seja um momento para refletirmos não só sobre o nosso impacto na Terra, mas sobretudo na influência em nossa comunidade local, para que esses pequenos grupos, como peças de um grande quebra-cabeça se juntem para formar um lugar melhor para todos.

Your Cart

Your cart is currently empty.
Click here to continue shopping.